Guerreiro

Guerreiro
Raphael um guerreiro

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Engatinhando - Mais uma vitória...

Olá pessoal tudo bem com vocês? Pois é vim mostrar a vocês um vídeo que já deveria ter postado, ando um tanto ausente do blog, tenho que voltar com as postagens semanais... 
Raphael desde que começou a fisioterapia tem tido um progresso exemplar, fez todos os objetivos que a fisioterapeuta Andreia passou :o)) gente pensa: ele saiu do hospital com várias cirurgias, teve 2 meningites, saiu em fevereiro em maio começou a fisio e um mês depois já sabia rolar... :o)))) depois em praticamente 1 mês começou a sair do deitado para o sentado... fez carga nas perninhas em julho, já se colocava de pé sem que os joelhos dobrassem :o))))
Só tenho cada dia que agradecer a Deus, aos médicos, enfermeiros, toda a nossa equipe de trabalho, digo equipe, pois também me encaixo nela, afinal não sou só mãe de Raphael, rsss sou um pouco de tudo não é?
Infelizmente vejo muitas mães que não se esforçam para que os seus filhos(as) também consigam, parece que desistem, mas eu não, eu nunca desisti do Raphael e vai ser assim pro resto da vida, Deus me lançou um desafio do qual eu recebi de coração e braços abertos, me joguei com tudo nesse desafio, e sinceramente estou amando, estou aprendendo...
quando achávamos que Raphael não ia mais engatinhar, pois estávamos a ensinar constantemente precisou o Benfica ganhar, foi ai que percebi que era isso que faltava, a Vitória do Benfica junto a do Raphael :o))))

Confiram no vídeo abaixo. Foi no dia 13 de janeiro de 2014 :o))))


Quando se tem Fé, tudo se torna possível...

o que é medula presa? Ou medula ancorada?



Medula ancorada (ou medula presa) é o nome que se dá a uma série de condições que têm em comum a baixa posição da porção terminal da medula, também denominada cone medular e que normalmente termina ao nível da primeira ou da segunda vértebra lombar. Na medula ancorada ele se situa abaixo da segunda vértebra lombar e, em alguns casos pode se encontrar ao nível do sacro. A medula presa ocorre em uma série de malformações congênitas associadas a espinha bífida, nas quais, como o próprio nome diz, a medula encontra-se fixada e imobilizada a tecidos adjacentes. Essas malformações congênitas se desenvolvem nas primeiras semanas da vida intrauterina. Em situações normais, durante o desenvolvimento embrionário, as vértebras crescem mais que a medula espinhal. Esta, em conseqüência, será deslocada para cima de modo que a sua porção final situe-se ao nível da primeira ou da segunda vértebra lombar. Na medula ancorada, isso não ocorre. A medula está anormalmente fixada a tecidos vizinhos (pele, tecido subcutâneo, meninges) por estruturas anormais (cicatrizes, nervos aberrantes, septos ósseos ou cartilaginosos, tumores congênitos, etc.), o que impede a sua ascensão. A medula presa encontra-se então anormalmente estirada, como se uma âncora a prendesse às porções mais baixas da coluna vertebral.

Isso pode gerar sinais ou sintomas evidentes já por ocasião do nascimento. A criança portadora de mielomeningocele freqüentemente tem a medula presa e o ancoramento deve-se, não somente às cicatrizes que envolvem o local da correção cirúrgica, mas também a outras malformações congênitas associadas.
Outras formas de medula presa são a lipomeningocele (ou lipoma espinhal), o filamento terminal espessado (fibrolipoma do filamento terminal), a fístula neuroectodérmica, a diastematomielia (medula dividida por septos ósseos ou cartilaginosos) etc.

Nesse momento eu não sei se o Raphael apresenta a medula presa, mas eu creio que não, ao menos ele não tem sintomas, e muito sinceramente peço a Deus que não tenha e que não precise operar...
Estamos a espera que ele seja chamado para fazer a ressonancia magnética, pedida pela neuro...

Vamos aguardar...