Guerreiro

Guerreiro
Raphael um guerreiro

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Notícias :o)))

Olá pessoal, bom dia! pois é essa semana foi meio corrida, e ontem eu tive que comparecer em Tribunal, que é minha segunda casa aqui em Portugal, infelizmente... :o))))) 

Mas vamos ao Raphael, descobrimos que ele mama bem melhor se for de 4 em 4 horas mesmo, ai sim ele toma a mamadeira todinha, se for de 3 em 3 xiiiiiii não rola... 

Eu não sei se é coisa da minha cabeça, mas to notando uma diferença ali na valvula, algo qualquer como um inchadinho e tal, talvez segunda feira vou com ele até o núcleo, apesar que não tem nenhum sintoma de que esteja dando problema, mas... quero ficar mais tranquila...

quinta feira fomos pela primeira vez com ele ao Shopping Rio Sul, rssss gostou de andar de buzão rsss
e ontem por incrível que pareça ele deixou-se estar no banho Shantala, uhuuuu 






Lá no Rio Sul :o)))))))

Ontem dia 15 ele na Shantala rssss


Aguardem os vídeos... hoje mais tarde venho postar, pois agora estamos a espera da Tia Danielle e do Tio Ricardo, que vem nos visitar... Oba!!!! 
Bom sábado a todos...


Ai está o meu banho na banheira Shantala, e meu passeio pelo Shopping :o)))

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Banho sem choro, uhuuuu!!!

Oi gente, tudo bem? Pois é hoje o pequeno Raphael, tomou banho sem chorar, que delícia!!!  Ficou numa boa, acho que agora vai começar a acostumar :o)))) pesamos ele também e na balança aqui de casa está com 3.795kg agora são exatamente 16:28 e depois do bom banho acabou de mamar 90ml todinho... 
Agora com certeza vai dormir longas horinhas para descansar...


Esse macacão era pra usar no Natal, mas... apenas colocamos por cima dele la no hospital, pois ele ainda não estava em casa, ainda está um tiquinho grande mas... não tem problema...


É Carnaval!!!!! Tudo colorido... :o))))


Choramingando mamãe...

Nosso amor, nosso fruto, Abençõado por DEUS...



Amo beijar essas bochechinhas...

Na minha vida existem 4 homens! Jesus, esses 2 ai, lindos e maravilhosos, e o meu Leonardo...


Lindinhos né??? Ah pois é, eu sei escolher :o)))))

Tenham uma ótima tarde e uma ótima noite!!! 



Olha o vídeo que papai gravou, ele ouvindo louvor :o))))

Bom dia!!! Terça de Carnaval...


Raphael adorou esse louvor e eu também, por acaso não conhecia, mas é lindo... ainda mais com o violino ficou show de bola!
Essa noite nosso pequeno acordou muitas vezes, :o))))) estava encomodado na verdade tô mudando o leite dele pois o Aptamil está lhe dando dor de barriga, vou passar a dar o Nan, vamos ver se vai melhorar :o)))


Olha ai, mamãe e papai :o))))

Vamos ver se hoje conseguimos dar uma voltinha até Almada, depois volto e conto...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Mamadeiras e birrinhas...

Olá pessoal, bom parece que sou marinheira de primeira viagem, mas não é isso, é mesmo preocupação, Raphael mama entre 60ml e 90 ml... no hospital ele tinha o ritmo de mamar de 3 em 3 horas e acabamos por fazer esse mesmo ritmo aqui em casa, só que comecei a reparar que o pequeno Raphael, fica super irritado se o acordam pra comer, sem contar que, não come direito, e o papai acaba por ficar com ele ao colo durante praticamente uma hora, pra ele tomar a mamadeira toda... acabei por tirar dúvidas quanto a isso no grupo da mielo, com minha amiga Paula mãe de Gi, e também acabei por ligar no núcleo da Espinha Bífida... e não vamos mais acordar o Raphael, vamos deixar ele dormir e ele mesmo vai acordar pra mamar... ai sim vai acabar por mamar tudo, pois acaba que ele irritado não quer comer direito, chora, e cospe tudo, e dai quando damos a chupeta ele quer é dormir, rsss dia 20 ele vai pesar novamente e ele aumentando o peso realmente não precisamos o acordar...

Eu to lindooooo


Dormindo tão bem, pra que acordar né não???


E tá engordando, Benza Deus... 

eu e papai, ele ta sem o cavanhaque... (mamãe não gosta) 



O que é, Mielomeningocele?


Mielomeningocele ou Espinha bífida

Uma das lesões congênitas mais comuns da medula espinhal é causada pelo fechamento incompleto do canal vertebral (coluna vertebral). Quando isso acontece, o tecido nervoso sai através desse orifício, formando uma protuberância mole, na qual a medula espinhal fica sem proteção. Isto é denominado espinha bífida posterior e, embora possa ocorrer em qualquer nível da coluna vertebral, é mais comum na região lombossacra.
A denominação Mielomeningocele significa a protusão da bolsa subcutânea contendo tecido nervoso central, ou seja, a medula espinhal lesada com raízes nervosas.
A falta de proteção da medula espinhal causada pela espinha bífida resulta em deficiências neurológicas, com distúrbios sensitivos (falta de sensibilidade e de movimentos) e ortopédicos (malformações ósseas), geralmente nos membros inferiores. A falta de controle das funções intestinal e urinária e a hidrocefalia estão presentes em 80 por cento dos casos de mielomeningocele
Uma das condutas iniciais para um recém nascido com mielomeningocele é o fechamento cirúrgico da lesão com pele. A avaliação da hidrocefalia é uma emergência na assistência ao bebê.

                           Hidrocefalia


Swinyard (trad. Petrillo, 1978), em publicação destinada para familiares de crianças com espinha bífida, descreveu, de modo simplificado, a definição e tratamento da hidrocefalia.
Segundo o autor, o líquido cefalorraquidiano (LCR) origina-se no cérebro, circula através das cavidades cerebrais e por vias circulatórias deixa o cérebro e a medula espinhal, sendo absorvido pela circulação sanguínea.
Quando a espinha bífida causa um bloqueio parcial ou total do fluxo liquórico, se houver aumento de produção, pode haver acréscimo de volume do LCR ou dificuldade na sua reabsorção. Nestes casos há elevação da pressão do líquor no cérebro, com aumento do perímetro cefálico (cabeça), denominado de Hidrocefalia.
O tratamento da hidrocefalia é uma emergência neurocirúrgica e inclui a monitorização das cavidades cerebrais (ventrículos) através de ultra-som, tomografia ou ressonância magnética e a derivação ventricular. Esta consiste na instalação de um tubo fino na cavidade cerebral que redireciona o líquor ao coração ou à cavidade abdominal. Após a introdução desta derivação, torna-se necessária a monitorização temporária das estruturas.


                            Cuidados com a bexiga e o intestino


A maior parte das crianças com mielomeningocele não possui controle esfincteriano (controle urinário e intestinal). Estas, com orientação adequada, podem beneficiar-se de um programa de cateterização (introdução de um cateter para esvaziamento da bexiga) não contínua, sob supervisão médica para prevenir complicações urológicas. As crianças com cerca de 5 anos podem ser ensinadas sobre a autocateterização caso a percepção motora esteja razoavelmente preservada (Delisa, 1992).
Quanto ao funcionamento intestinal, este pode ser cuidado com os métodos de programas intestinais tradicionais: adequação da dieta, utilização de medicamentos e planejamento de um horário regular de evacuação.


                           Aspectos motores e distúrbios da sensibilidade


A criança com mielomeningocele pode apresentar graus variáveis de paralisia e ausência de sensibilidade abaixo do nível da lesão medular, com preservação da parte superior do abdome, tronco e braços.
Torna-se importante a assistência precoce em reabilitação para prevenção das deformidades ortopédicas: pé torto, deslocamento do quadril, diminuição das amplitudes articulares, deformidades no tronco (cifoscoliose), entre outras.
A sensibilidade também pode ficar prejudicada (sensação de pressão, fricção, dor, calor, frio), por isso é importante ter cuidado com a temperatura da água durante o banho, não utilizar calçados apertados e examinar sempre os membros inferiores, especialmente os pés, em busca de possíveis ferimentos.
A ausência de sensibilidade pode ocasionar lesões na pele, denominadas úlceras de pressão (escaras) que podem ser prevenidas com constantes mudanças de posição corporal e manutenção da higiene da pele.
Considerando que podem haver diferentes graus de comprometimento do sistema motor, sensitivo, renal e da hidrocefalia, o prognóstico de reabilitação é particular para cada criança. A atenção precoce (tratamentos clínicos e de reabilitação, atenção aos familiares) determinam um maior grau de autonomia e independência da criança e sua inclusão social.