Guerreiro

Guerreiro
Raphael um guerreiro

quarta-feira, 19 de março de 2014

Consulta de Pediatria dos 15 meses :)





E assim, hoje fomos ter com o Dro José da Cunha, Graças a Deus ao ponto de vista pediátrico está tudo bem com nosso pequeno ser :)
O que me deixou bastante encucada mas acreditando em primeiro lugar em Deus é que o Dro disse que na ressonancia deu uma tal de hidromielia (cada nome) e parece que a válvula está meio fora do lugar, enfim, eu como sou muito cusca  (risos) fui pesquisar no nosso mega Grupo da mielomeningocele, e apesar de ser diferente alguns procedimentos no Brasil, estou confiante e por acaso quem me respondeu nem sequer foi no grupo, foi o Dro Daniel Maymone, o qual conheci através do face no Grupo de Espinha Bífida de Lisboa, fiquei mais tranquila, parece que ele me tirou um peso de cima :), assim ao menos to mais descansada, até amanhã as 15:00 quando teremos consulta com a Dra Andreia Amorim (neuro do Raphael)...


ai está o que ele me explicou:

Mile: a válvula da DVP (=Derivação Ventrículo-Peritoneal) que se coloca p/ controle da Hidrocefalia (que é frequente nos casos de Espinha Bífida Aberta - julgo que é o caso, junta/ c/ o que se designa malformação de Arnold-Chiari) ou se limitam a umas fendas na extremidade distal do cateter intra-peritoneal, a qual é fechada, fendas essas que só abrem a uma determinada pressão do LCR (=Líquido Céfalo-Raquidiano) ou é uma válvula própria/ dita - a qual se coloca na região mastoideia (+à dta) =por detrás da orelha. Há diversos tipos destas. O que vai p/ dentro da cabeça é "apenas" o catéter (=tubo) proximal, o qual nos cortes axiais da TC (=Tomografia Computorizada) Crânio-Encefálica dá, por vezes, a sensação imagiológica de estar mal colocado c/ a ponta já no tecido encefálico (mas como há orifícios nos cm anteriores funciona bem...).
Um dos parâmetros de avaliação do bom funcionamento da válvula é, precisa/, a evolução do PC (=Perímetro Craniano) e o outros é o Desenvolvimento Psico-Motor. Como o PC está dentro dos parâmetros normais, parece estar tudo bem encaminhado. Quanto a "Hidromielia" (dilatação do canal central da espinhal-medula, por onde o LCR reflui em direcção à cabeça - depois de ter ido dar uma voltinha na coluna...) é habitual nestes casos. Se ele (o filho) mexe tudo bem não há problema!
Espero ter contribuído p/ a acalmar...