Guerreiro

Guerreiro
Raphael um guerreiro

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fotos do meu gatinho... e falando da segunda operação



Foto tirada antes da operação


Coisinha mais linda do mundo


Mamãe ama


2.850kg de pura goxtosura...

 Ainda não tinha operado, apenas tinha lá um curativo no lugar da mielo, para não pegar infecção...



Abençõados, meus amores...




A segunda operação do meu guerreirinho foi no dia 10 de dezembro de 2012, antes eu havia conversado com a neuro perguntei se realmente era necessário fazer, uma vez que no Brasil soube que só se faz em último caso, ou quando é mesmo mesmo preciso, e no caso de Raphael a ressonância deixou bem claro que sim, era preciso... pois a mal formação dele era a nível c4
E mais uma vez o vídeo acima mostra mamãe acompanhando o bebê ao bloco operatório...


Definição de Arnold Chiari 


síndrome de Arnold-Chiari, ou má formação de Arnold-Chiari, consiste em uma mal formação rara e congênita do sistema nervoso central, localizada na fossa posterior da base cerebral. Esta malformação possui uma variabilidade de sinais e sintomas sendo que as principais consistem em alterações na estrutura do tronco cerebral e algumas vezes acompanhado de hidrocefalia. A forma mais grave desta patologia consiste na herniação da porção mais baixa do cerebelo e do tronco cerebral através do forame magno, ocorrendo que algumas partes do cérebro alcançam o canal da medula espinhal comprimindo-a. O seu diagnóstico é confirmado pela Ressonância nuclear magnética e o tratamento consiste na descompressão do canal medular.
O Chiari tipo 1 é uma mal formação do crânio que acontece na altura da junção entre o pescoço e a cabeça. Ocorre quando uma parte do encéfalo chamada de cerebelo, entra no canal vertebral (Figura). Esta deformidade está relacionada a um problema na circulação do líquido céfalo-raquidiano (líquor). Este líquido envolve todo o sistema nervoso central, no crânio e no canal vertebral e, quando há um distúrbio da sua circulação, pode ocasionar uma série de sinais e sintomas. A síndrome pode aparecer também em pessoas que não apresentem qualquer deformidade, como resultado de outras doenças, no entanto, a forma mais comum é a congênita e acomete principalmente as mulheres.
Os sintomas costumam aparecer na fase adulta entre a terceira e quarta décadas de vida e os mais comuns são: dor cervical, dor de cabeça intensa, fraqueza muscular, dormência ou alteração da sensibilidade nos membros e dificuldade de equilíbrio. Outros sintomas que podem surgir são: vertigem, distúrbios visuais, zumbidos, dificuldade para engolir, palpitação, apnéia do sono, diminuição das habilidades motoras finas e fadiga crônica. O exame neurológico realizado pelo especialista auxilia na determinação do diagnóstico, uma vez que pode identificar alteração dos reflexos, da coordenação, do equilíbrio, da marcha, dos nervos cranianos entre outras. A confirmação do diagnóstico é feita pela Ressonância Nuclear Magnética que mostra o defeito na junção entre o crânio e a região cervical.
Essa doença exige o acompanhamento com neurocirurgião, para que o tratamento cirúrgico seja indicado no momento oportuno, quando aparecem evidências da deterioração neurológica, progressão dos sintomas que se tornam incapacitantes e piora das alterações na Ressonância Magnética. A cirurgia é feita através de uma incisão na parte de trás da cabeça e do pescoço sob anestesia geral e visa a descompressão das estruturas nervosas e o restabelecimento da circulação do líquor. Essa cirurgia geralmente apresenta ótimos resultados.



No dia que meu príncipe fez a correção de chiari ele também colocou a válvula... para não correr o risco de uma hidrocefalia, pois na verdade ele só tinha aumento dos ventriculos, mas muito pouco e era devido a mielo, que repuxou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário